mardi 22 avril 2014

perguntas idiotas ....

que me fizeram dias desses ....
Fui passar a Pascoa com a familia no Brasil. Conversando aqui e ali, ouvi algumas pérolas ....
Hora de rir (para nao chorar?)




... ah, mas vc volta pro Brasil ?
Nao. Nao. Nao, nao, nao. E nao!
A maior graça de um imigrante é justamente imigrar e se dar bem no local escolhido. **Se dar bem** nao quer dizer ficar rico, ou ficar mamando nas tetas no governo. Se dar bem significa atingir aquilo que estava nos planos, ter a tao sonhada qualidade de vida! (a minha casa na beira do lago ainda esta nos planos, um dia ela vem)

source http://www.1000dias.com/fototmp/574-chegando-na-fronteira-guiana-brasil,-em-lethem-guiana-nikon%20(17194).jpg

... e no Québec falam francês ?
Daaaaaa. Nem da pra gastar a lingua explicando que sim, criatura, o Québec é a provincia francofona do Canada, o que significa que a lingua é francês e toda a questao da repressao linguistica vivida por anos e a exploraçao anglofona, as lutas pela defesa da lingua por aqui ... blah blah blah ... afff!

source http://www.souriezvous.com/wp-content/images/img_langue_big.jpg


... e o frio? depois de zero é tudo igual ?
O que responder? Nao, de boa! Ok que zero no Brasil o povo ja ta de casaco de vison (ao menos em Campos de Jordao, faz um friozinho besta e a mulherada ja sai exibindo seus casacoes invernais rs). - 5 em novembro nao tem o mesmo *peso* de -5 em fevereiro, mas entre -10 e -20, ah, amigo, quanta diferença!
source http://quebecme.me/images/posts/ZGLlBGt/thumb_640.jpg



... ah, entao no Canada é so frio o ano todo?
Opa, como assim? E aquelas duas semanas super hiper mega quentes do verao? E as piscinas cheias, as praias de rio bombando e os terraçoes vendendo cerveja até dizer chega? Calma ai, amigo! Canada também tem verao!

source http://past.meteomedia.com/common/images/uploadnewstorm/records_12_juin_2012_art-8-11940.jpg


... ja tem a cidadania americana ?
Hein??? cumassim, amigo?? Cadê as aulas de geografia da dona Cotinha?? Canada é la no norte, segundo maior pais do mundo, blah, blah, lembra? Os EUA sao os vizinhos do sul! *uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa*!

source http://www.freeworldmaps.net/northamerica/northamerica-map.jpg


... e se te pegarem ?
Se me pegarem ???? Calma ai, colega, eu vim para o Canada como imigrante legal e autorizado, passaporte selado, registrado, carimbado, avaliado e rotulado, como ja dizia o maluco beleza! Imigraçao ilegal nao passou nunca pela minha cabecinha! Nada como a segurança de ter plenos direitos onde moramos! E agora, caro inquisitor, informo que sou cidada!

source - moi!

... e vc ja viu um urso ?
Olha, eu ja vi sim! Mas isso pois morei mais de um ano na cidadezinha de Témiscaming e vi uma mamae-ursa atravessando a estrada com seus 2 pimpolhos ursos. Em Québec, em Montréal ou qualquer outra cidade *média*, ursos, amigo, so no zoo ... Em Témis eu vi urso, alce, cervos, porco espinho, lebre e uma infinitude de passaros! Ah, adoro Témis!



source http://www.pyrenees-pireneus.com/Faune/ours/Monde/Canada/OURS-Canada-Securite-grizzlu-oursnoir.gif


... ja esqueceu o português ?
Posso comer algumas palavrinhas, esquecer algumas colocaçoes, mas o grande da lingua materna nunca se perde. No começo a gente confunde e troca as bolas, mas a base da lingua nunca sera perdida. Ao menos ja sao 7 anos e a danada ainda ta la, ocupando espaço no cérebro rs ...

source https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLCB6XmhW57kGD6syi1XzsFu3sTMc3OqUL-t5v95PuTxTkmegpPWKxudTuK7W_uGBWVcEruAmIlSRF9zuc3w3JKLJb3Q6tRdoiPW_OKmfEdrqEwplasZUSbwHPhx1nBg4ySGVd0OYN98s/s1600/assassinato+da+lingua+portuguesa.jpg



Zoeiras à parte e perguntas bestas, tive 4 dias e meio com muita comilança, muita diversao e boas risadas.
Loucura encarar  mais de 15h de viagem para 4 dias e meio ? Pode ser, mas tive minhas razoes, estava no bom momento e até visitei minha tia-avo de 90 aninhos! E vivi momentos unicos com minha familia tao amada!

A vida é uma so, amigos, e ela é muito, muito curta. Vamos curtir, né?

La vie est belle!

12 commentaires:

  1. Ah, que legal!!! Love is all you need! 4 dias bem vividos! Apesar da ausência infinita de aulas de geopolitica! rsrs
    E espero que nossos primos tenham sido generoso nessa pascoa!! :P

    bjocas
    Erika

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. otima Pascoa!
      a gente até releva o desconhecimento, quando vem de quem nao pretende imigrar ... o duro é ouvir baboseiras desse tipo em quem prospecta a imigraçao rs

      Supprimer
  2. Oie...passei mal de rir....mas enfim, eu tenho certeza que passarei por isso (conheço meu povo).

    RépondreSupprimer
  3. E se te pegarem? Essa foi a mais engraçada de todas!!!

    RépondreSupprimer
  4. Essa do frio me fazem o tempo todo, e olha que ainda nem imigrei. Aqui em São Paulo basta fazer 17ºC e você já encontra gente de luvinha de tricô e demais itens da moda siberiana. Eu sigo suando.

    RépondreSupprimer
  5. Olá! Acompanho teu blog e gosto de ler tudo à respeito da vida no Canadá.. Faço francês há 18 meses e vou fazer meu TCF em julho...Que medo!!! Sou enfermeira e quero imigrar!! Achei engraçado mas, bem previsível as perguntas.. A maioria das pessoas acha que nao há vida além das fronteiras do Brasil hehehehe...

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. desculpe a demora, so vi hoje! ;-)
      a imigraçao exige muita, muita paciência e dedicaçao, e deve ser saboreada como uma sopa quente, uma colher de cada vez ;-)

      Supprimer