mercredi 27 février 2013

solidarité!

 KIVA!

Donner la possibilité à des particuliers de prêter directement à de petits entrepreneurs du monde entier de petites sommes d'argent = voilà le micro-crédit.

Avec KIVA,  il s'agît de prêter (sans intérêt, mais pas donner) de l'argent à des micro-entrepreneurs via le site Kiva.org





KIVA une organisation à but non lucratif qui permet aux internautes de prêter de l'argent à des institutions de microcrédit dans des pays divers. Ces institutions prêtent à leur tour l'argent reçu à des habitants du pays dans lequel elles opèrent. KIVA est financée par les dons de ses utilisateurs et des partenariats avec des entreprises et d'autres institutions.


Kiva présente l'ensemble des personnes souhaitant commencer ou développer une activité. La plupart de ces personnes sont issues de pays dans lesquels ils n'ont pas accès au crédit : système bancaire quasi inexistant ou non adapté à de petits montants.
Les emprunteurs ou demandeurs sont parrainés localement par une personne qui mesure la réalité et la validité du projet.
Attention, il ne faut pas considerer Kiva comme un investissement. Il n'y a pas de taux d'intérêt !!! Vous investissez 25$, ou vous rembourse 25$.




Au 9 octobre 2011 il y avait 629,914 utilisateurs ayant prêté pour un total de 248,408,700 $. 327,499 demandes de prêts ont été financées par l'entremise de 143 partenaires locaux.
Le montant moyen d'un prêt est de 385,75 $; chaque prêt est réparti entre plusieurs utilisateurs à hauteur de 25$ chacun en général.
Kiva est un des 10 000 sites les plus visités du web.


je suis partie de la vie des gens ... 14 fois! .... mon argent, il circule depuis 2011 et je suis très fière à chaque prêt. Je partage donc avec vous! Prêtons! Prêtons!

C,est une façon de contribuer effectivement, d'agir vers le changement, vers l'autonomie et vers la réduction de la pauvreté.


Malheureusement, mon pays tropical n'est pas (encore) sur KIVA .... un jour, peu-être ....



6 commentaires:

  1. Que legal isso. Já tinha visto projetos parecidos, se não me engano aqui no Brasil tem um, esqueci o nome agora, mas já vi sim... só que vc empresta um montante maior. Acho que a pessoa diz o quanto precisa para tal projeto e vc empresta a quantia toda, mas parece-me que existe algum tipo de juros... não me lembro bem.
    Adorei esta idéia que mostra que com pouco podemos fazer muito pelos outros.
    Bjos

    RépondreSupprimer
  2. Ai Gabi, esqueci uma coisa... quero me aproveitar de seu conhecimento québeca pra te perguntar o seguinte: é mais fácil, mais difícil ou tanto faz alugar apto fora do período de 1º julho? Sei que a maioria dos bails vence nesse dia e estou na dúvida se eu deixar pra alugar 1 mês antes ou 1 mês dps se vai ficar mais difícil. Principalmente se eu deixar pra 1 mês dps, vc acha que só vai "sobrar" as porcarias ou isso não tem mta relação?
    Se puder dar sua opinião eu agradeço mto!
    Merci!!!

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. olha, Camila, eu ja modeui em julho, em janeiro e em março .... nunca tive problemas. Julho é aquela coisa maluca, em cada rua encontrara 2 caminhoes de mudança e tudo mais. Acho que é meio *mito* que os apês bons somem depois de julho, viu ... o lance é escoher um bairro e sair andando, tem muito apê anunciado so no proprio prédio mesmo.
      a vantagem de algura fora de julho + os preços de mudança e de pizza sao mais baartos (a pizza aumenta no primeiro de julho!)

      Supprimer
  3. Bonjour!!! Obrigada pela visita ao nosso blog!!

    Nos ja ouvimos falar que o verbo attendre e o principal do processo de cidadania!! Se pode te animar, conhecemos gente que aplicou na metade de 2011 e fez a prova em janeiro. Logo chega a tua vez!!!

    Bom fim de semana!!!!
    Dani

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. tô exercendo o verbo .... valeu!
      mas pra cidadania estou zen, nem se compara com a ansiedade pra virar RP ...

      Supprimer
  4. Como vc já andou hein!!!:)
    Então, agora, vc está em Ville de Québec, amoooooo!!!Todos os dias aqui, penso como seria estar ai.
    Nossa preocupação maior foi quanto ao frio e daí tb a dependência só de ônibus, já que não tem metrô, e também o fato de ser muito mais francófona que Montreal. Eu sou mais francês, mas, meu marido é fluente em inglês e, achamos que aqui seria mais fácil ele encontrar um trabalho sendo, ainda, deficiente em francês. Como é morar ai?
    Já alugamos nossa casa, mas nos mudaremos em abril, qdo os atuais moradores já terão saído. Fica próxima a Av, Monkland.
    Abraços!!! Natália.

    RépondreSupprimer